Publicações decorrentes

A casa corrente de 40 palmos (± 2)

Pedro P. Palazzo, «A casa corrente de 40 palmos (± 2): um tipo português da idade liberal», em Olhares sobre o Brasil (III Seminário Arquitetura Vernácula/Popular, Salvador: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 2021).

A estabilização dos 40 palmos como módulo de parcelamento do solo suburbano é concebível no quadro de um processo de ordem emergente no qual agentes da construção especulativa descentralizada ocupam um espaço escassamente condicionado quer por normativas urbanas, quer por interesses especulativos de grande porte. Ocupa o nicho de uma arquitetura vernácula madura capaz de responder à acelerada expansão urbana do século XIX, mas antes de a prática construtiva descentralizada ter sido excluída dos principais processos de urbanização pelos grandes empreendimentos especulativos ou públicos.

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Vernacular Patterns in Portugal and Brazil

Pedro P. Palazzo, «Vernacular Patterns in Portugal and Brazil: Evolution and Adaptations», Journal of Traditional Building, Architecture and Urbanism, n. 2 (10 de novembro de 2021): 359–70.

Traditional towns in Portugal and Brazil have evolved, since the thirteenth century, a finely tuned coordination between, on the one hand, modular dimensions for street widths and lot sizes, and on the other, a typology of room shapes and distributions within houses. The continued application and gradual adaptation of these urban and architectural patterns throughout periods of industrialization and economic development suggests they respond to both long-lasting housing requirements and piecemeal urban growth.

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Literary History and Architectural Traditionalism

Pedro P. Palazzo, «Literary History and Architectural Traditionalism in Portugal and Brazil», Traditional Dwellings and Settlements Review 32, n. 1 (Fall 2020): 25–36.

This article outlines the formation of architectural theory in Portugal and Brazil during the nineteenth century, arguing that such theory was initially contained within the social circle and methodological scope of literary history. It makes this case by following the architectural discourses of writers, literary critics, and ethnographers. This investigation reveals an evolving set of architectural references and methods with which to approach the built environment, while also raising challenges for the cross-disciplinary appropriation of architectural theories.

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Heitor de Mello

Sylvia Ficher e Pedro P. Palazzo, «Mello, Heitor de», em Oxford Art Online (Oxford: Oxford University Press, 2019).

Verbete biográfico sobre o arquiteto Beaux-Arts.

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Tipologia da edificação na arquitectura vernácula da Beirã

Pedro P. Palazzo, «Tipologia da edificação na arquitectura vernácula da Beirã», em Um projecto de futuro para a Beirã (Marvão) baseado na arquitectura e urbanismo de tradição alentejana, ed. Alejandro García Hermida (Lisboa: Fundação Serra Henriques, 2018), 91–97.

As edificações encontradas na freguesia da Beirã (Marvão) demonstram a persistência de tipos edilícios tradicionais no dealbar do século XX, articulando a produção artesanal do espaço urbano com a modernização trazida pela implantação ferroviária.

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The Missing “Brazilianness” of Brazilian Art

Pedro P. Palazzo e Ana Amélia de Paula Moura, «The Missing “Brazilianness” of Nineteenth-Century Brazilian Art and Architecture», em Whose Tradition? Discourses on the Built Environment, ed. Nezar AlSayyad, Mark Gillem, e David Moffat (London : New York: Routledge, 2017), 168–87.

Despite their ideological oppositions, Brazilian modernists and eclectic nationalists in the late nineteenth and early twentieth century had one stance in common: both groups agreed that the country’s art and architecture since the second half of the previous century lacked national character and adaptation to Brazil’s climate and social conditions.

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Cem anos de ecletismos na arquitetura residencial paulistana

Pedro P. Palazzo, «Cem anos de ecletismos na arquitetura residencial paulistana», em Arquitetura, estética e cidade: questões da modernidade, ed. Elane Ribeiro Peixoto e Maria Fernanda Derntl (Brasília: Editora UnB, 2014), 85–96.

Os particularismos, ou seja, as formas culturalmente determinadas, tendem a assumir uma existência própria, vinculada a fatores e interpretações externos, e pouco afeitos a constituírem um sistema estilístico autorreferente, tal como o eram o modernismo canônico ou mesmo o classicismo tradicional. Esse contexto existiu na época do ecletismo acadêmico e persiste no período recente, a que se ventura aqui chamar de ecletismo moderno.

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Projetos relacionados

Requalificação urbana na Beirã (Marvão)

Produto da Escola de Verão em arquitetura e urbanismo tradicionais 2018, organizada por INTBAU Portugal e Espanha e pelo Premio Rafael Manzano. Projeto de requalificação sustentável da antiga vila ferroviária da Beirã e da sua estação.

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Tipologias domésticas

Estudos e projetos de moradas, apartamentos e uso misto a partir de tipos edilícios luso-brasileiros. Novas construções, reabilitações e pesquisa historiográfica.

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Inventário de Planaltina

Inquérito e proposta de diretrizes de preservação para o centro histórico de Planaltina, Brasil, compreendendo mais de 200 imóveis de interesse cultural.

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